28/02/2012

Português como Língua Segunda II - 2ºAno

A continuação da disciplina que se encarrega de estudar "Português como Língua Segunda para Surdos" com o Professor de Português, Pedro Barros. Foi uma aula diferente e interessante que destaca a escrita criativa explorando e designando o tipo de texto literário, género literário a que pertence, a sua interpretação e por fim apresentar a opinião pessoal sobre o texto lido.

A imaginação é uma ferramenta fundamental, ou seja, é o elemento-chave para redigir um texto criativo como por exemplo a ficção, drama, poesia, guião, autobiografia, slogan, etc.

Cada colega escreveu um texto baseado nas imagens escolhidas pelo professor imaginando o género ficcional e depois falou em LGP ao professor e a turma. Esta parte foi mais divertida porque através da LGP, contempla-se a beleza no contexto da história, valendo a ressaltar também que as expressões faciais são fulcrais para a composição da língua gestual.

"A cultura surda é aquela que reflecte os costumes e as características das pessoas que desenvolveram através das habilidades visuais, manuais, gestuais e corporais, a sua maneira de estar no mundo, a sua maneira de se fazer no mundo, assim como qualquer outro tipo de cultura. Fazer parte da comunidade surda significa dizer que me comprometo a agir de forma ética, auxiliando no combate aos preconceitos, que partem muito mais da falta de conhecimento em relação à comunidade e à cultura surda."

Sem comentários:

Enviar um comentário