26/07/2012

Literatura das Línguas Gestuais - 2ºAno

"Literatura das Línguas Gestuais" é uma das disciplinas ministrada pela Prof. Marta Morgado, Surda e docente na Universidade Católica Portuguesa. É uma disciplina fascinante e indispensável da nossa cultura, ou seja, um aspecto fundamental da vida das pessoas Surdas. Deve ser leitura obrigatória para a educação das crianças e jovens Surdos.

Os Surdos existem e merecem ser "lidos" que partilham a sua história de vida, contar suas experiências, mostrar que têm veia poética de inúmeros talentos e sensibilizar os ouvintes para compreender visualmente o mundo Surdo. Além de livros, o vídeo é fulcral para Surdos pois apresenta uma série de experiências visuais, reproduzindo expressões faciais e corporais, no que diz respeito ao seu percurso construtivo da sua própria identidade e cultura.

É fundamental unir um livro e DVD para obter uma melhor compreensão e tornar a informação mais completa, clara e acessível para a Comunidade Surda e mais aceitável às pessoas que não são Surdas, promovendo a busca do conhecimento correcto sobre a realidade das pessoas Surdas quebrando paradigmas.

"A literatura Surda está relacionada com a cultura Surda. A literatura da cultura Surda, contada na língua gestual de determinada comunidade linguística, é constituida pelas histórias produzidas em língua gestual pelas pessoas Surdas, pelas histórias de vida que são frequentemente relatadas, pelos contos, lendas, fábulas, piadas, poemas gestuais, anedotas, jogos de linguagem e muito mais." (Karnopp)

Sem comentários:

Enviar um comentário