08/02/2013

Semântica (Linguística IV) - 3ºAno

As aulas de Semântica com a Professora Doutora Ana Margarida Abrantes foram agradáveis, diversificadas e bem passadas. Nesta disciplina aborda-se vários temas sobre a combinação de significante e significado, o estudo dos sinais e significados (semiótica), as principais figuras de linguagem: metáfora e metonímia e, por fim, a criação de espaços mentais.

Através da elaboração de exercicios práticos, preparação e apresentação de trabalhos que originou um animado e extenso debate, no qual levantou ainda uma série de dúvidas/questões cuja explicação foi deveras esclarecedora e atenciosa.

Segundo Abrantes, a LGP é entendida como uma língua com o mesmo estatuto de uma língua verbal; na base de ambas estão processos cognitivos análogos.

"Tais concepções equivocadas em relação às linguas gestuais compartilham traços comuns, assinalando um estatuto linguístico inferior em relação ao plano da superfície. Todavia, as investigações mostram que as línguas gestuais, sob o ponto de vista linguístico, são completas, complexas e possuem uma abstrata estruturação em todos os níveis de análise." (Quadros e Karnopp, 2004)

Sem comentários:

Enviar um comentário