23/07/2013

Lexicologia e Lexicografia nas Línguas Gestuais - 3ºAno

Esta disciplina deveras importante porque a matéria fala sobre a existência de dicionários da Língua Gestual a nível mundial incluindo Portugal. Neste caso, o dicionário é um livro que explica o significado global do gesto. A maioria dos dicionários da Língua Gestual é ilustrada e/ou filmada para facilitar a assimilação sobre a estrutura frásica própria da Língua Gestual em cada país.

É essencial que a comunidade ouvinte tenha algumas informações ao se procurar compreender através da comunidade académica Surdaexiste todo o tipo de dicionários e até há dicionários modernos devido ao avanço da tecnologia e da internet.

É claro que não podia deixar de passar isto em branco: existe um dicionário terminológico em LGP (Língua Gestual Portuguesa) criado pelos alunos Surdos do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa com o apoio da Fundação PT: http://pro-lgp.com/dicionario/

"Foram mais de cem anos de práticas enceguecidas pela tentativa de correção, normalização e pela violência institucional; instituições especiais que foram reguladas tanto na caridade e pela beneficência, quanto pela cultura social vigente que requeria uma capacidade para controlar, separar e negar a existência da comunidade surda, da língua gestual, da identidade surda e das experiências visuais, que determinam o conjunto de diferenças dos surdos em relação a qualquer outro grupo de sujeitos." (Skliar)

Sem comentários:

Enviar um comentário