01/08/2013

Ensino e de Aprendizagem da LGP como segunda língua - 3ºAno


Nesta matéria refere-se ao estudo dos métodos de ensino da LGP em turmas de alunos ouvintes, respeitando as normas da adaptação do QECRL (Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas) para a LGP.

Não basta aprender LGP, é preciso conhecer a história e a cultura dos Surdos e compartilhar seu conhecimento e sabedoria para que outros ouvintes possam "aceder à visão" do mundo Surdo.

É muito importante dar a conhecer uma breve cronologia dos acontecimentos marcantes ao longo da história da comunidade Surda. Sendo assim, permite uma reflexão e análise de que como a pessoa Surda foi tratada e educada com a evolução ao longo dos tempos e compreender as atitudes e comportamento face ao estereótipo construído na sociedade ouvinte porque até hoje, a pessoa Surda ainda se sente excluída.

CONCEITO ouvintismo: segundo Skliar, “é um conjunto de representações dos ouvintes, a partir do qual o surdo está obrigado a olhar-se e narrar-se como se fosse ouvinte”. (1998)

"Conhecer não é demonstrar nem explicar, é aceder à visão." (Antoine de Saint-Exupéry)

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